Ambiente e Ciências da Natureza

2 votos

O que é que cria um tornado?

Perguntado há 1 ano por naff 923 pontos - nível 2

Responder

Respostas

  • Ordenar por
  • RSS RSS
  • 3 votos

    Os tornados costumam formar-se sobre a terra. Formam-se quando uma massa de ar ascendente quente e húmida (que forma as nuvens de tempestade) se encontra com uma massa de ar fria e seca. O ar seco e frio é então forçado a descer.

    Ainda não é completamente claro como a coluna de ar do tornado começa a girar.Mas já foi observado que a rotação começa a ocorrer quando temos cisalhamento do vento. Cisalhamento do vento é quando o vento sopra em diferentes velocidades em diferentes alturas. Por exemplo, o vento a 300m de altura sopra a uma velocidade de 8km/h e o vento a 1500m de altura sopra a uma velocidade de 40km/h, como vemos na ilustração ao lado.Se esta coluna de ar com cisalhamento encontrar uma corrente ascendente que forma nuvens (as termas, como vimos aqui), essa corrente ascendente ganha energia e acelera-se.

    A chuva e o granizo da tempestade fazem com que o funil atinja a superfície, fazendo com que o tornado atinja a superfície. Quando a nuvem não está carregada o suficiente, o funil do tornado pode não atingir o solo.

    Tornados também se podem formar sobre a superfície de lagos, rios e oceanos. Quando o funil de nuvens em rotação atinge a água, a água é então sugada, formando o que chamam de tromba d’água. As trombas d’água são bem menos destrutivas que os tornados: a velocidade é da ordem de 80km/h. Como a superfície da terra aquece muito mais do que a superfície da água, as correntes de ar ascendente (termas) que se formam sobre a terra são bem mais intensas. ;)

    Respondido há 1 ano por pinkci 1929 pontos - nível 3

  • 1 votos

    Um tornado é uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem.
    Os tornados começam sempre com a nuvem em forma de funil e é somente chamada de tornado quando toca a superfície da Terra. A maioria dos tornados giram em sentido ciclónico quando observados de cima, mas alguns foram vistos girando em sentido anticiclónico.
    Os tornados são visíveis por causa da poeira e sujeira levantadas do solo e por vapor d'água condensada. A pressão baixa dentro de um funil causa a expansão e resfrio do ar, resultando na condensação do vapor d'água.

    Respondido há 1 ano por Dádinho 652 pontos - nível 2

  • 0 votos

    Um tornado é um fenómeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus.1 Sendo um dos fenómenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilómetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de altura e translada-se por vários metros, senão quilómetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de altura e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância. Mais informação ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tornado

    Respondido há 9 meses por Orlando07 13138 pontos - nível 6

  • -1 votos

    ventos fortes, acho ^^

    Respondido há 1 ano por Interessada_nisso 107 pontos - nível 1

  • -1 votos

    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há menos de 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    1 ponto (há menos de 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    1 ponto (há menos de 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há menos de 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    1 ponto (há menos de 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    1 ponto (há 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há 1 minuto)
    Voto recebido numa resposta
    0 pontos (há 2 minutos)

    Respondido há 12 meses por Honesto 108 pontos - nível 1

    Responder

    NOTA: Para poder responder tem de entrar com a sua conta SAPO

    Se ainda não tem uma conta SAPO pode criar uma agora

    Entrar

    Talvez lhe interesse: